20 julho 2005

Take me out!

Resenhas de discos

FRANZ FERDINAND (FRANZ FERDINAND)

Em meio à mesmice das bandas de pseudo-rock, que priorizam o aspecto comercial e a atitude em detrimento do talento e da originalidade, surge um conjunto escocês, que já fazia sucesso entre as garotas locais e os roqueiros alternativos do país dos homens de saia. Seu nome remete ao arquiduque Francisco Ferdinando (aquele cujo assassinato foi decisivo para estourar a I Guerra Mundial), e seu som é inspirado, principalmente, em David Bowie e Joy Division.
O Franz Ferdinand é uma banda indie pop, e as músicas fluem facilmente e são perfeitas para pistas de dança. Prova disso é o hit mundial "Take me out". Entre as outras dez faixas destacam-se: a primeira, "Jacqueline", que muda radicalmente aos 43 segundos, indo de uma calma balada a um Rock pulsante. "The dark of the matinée" é a minha favorita, e conta com um ritmo bem interessante. Já "This fire" é bem grudenda, e o riff de guitarra é bem bacana. "Darts of pleasure" é bem-feita, e na reta final, ganha grande vigor, que, metaforicamente falando, seria o clímax do álbum. Enquanto "Tell her tonight" é despretensiosa e sonoramente coesa, "Michael" tem uma letra dúbia que pode levantar dúvidas sobre a sexualidade dos integrantes.
Se você duvida do marketing em torno da banda, ouça o disco. Garanto que Franz Ferdinand vai agradar em cheio aqueles que buscam um álbum que não saia do CD player por um bom tempo. E aguarde: em outubro, chega às lojas o segundo disco deles.

A banda: Alex Kapranos (guitarra, vocal), Nick McCarthy (guitarra, teclados), Bob Hardy (baixo) e Paul Thompson (bateria).

Cotação: 9/10