26 julho 2005

And she's buying a stairway to heaven...

Resenhas de discos
LED ZEPPELIN IV (LED ZEPPELIN)

Eu já admirava o trabalho do Led Zeppelin há alguns meses. Até tinha gravado uma coletânea de dois CDs cobrindo as trinta músicas deles que eu mais gostava. Mas faltavam duas coisas para eu ser um fã de verdade (claro, desconsiderando ir a um show, até porque fazem 25 anos que a banda terminou): comprar uma camiseta (já a adquiri, ela representa a capa do LP Physical Graffiti) e pelo menos um CD original. Bem, eu queria o “Houses of the Holy”, meu álbum favorito do quarteto britânico. Não estando ele disponível na loja, optei pelo meu 2º preferido: o Led IV.
Esse disco foi o divisor de águas na carreira da banda, tamanha a sua importância. Após três anos tocando, eles precisavam se eternizar na história do Rock. E conseguiram com esse álbum. Ele tinha tudo para dar errado: o Led Zeppelin era odiado pelos críticos, o último LP deles não fizera tanto sucesso e o disco não indicava nem o nome do conjunto, nem o título dele – apenas tinha a foto de um velhinho. Page acreditava que os fãs não deixariam de comprar por causa disso. Todos que duvidavam disso (incluindo a gravadora) quebraram a cara com o bom desempenho do mesmo: 21 milhões de cópias vendidas do mundo inteiro e a consagração do Led em âmbito mundial.
Led Zeppelin IV, ou Zoso para os íntimos, consegue se superar a cada audição. A primeira faixa, “Black Dog”, já prova o potencial do quarto trabalho de estúdio dele: é uma canção poderosa, e quase um sinônimo de Led Zeppelin. “Rock and Roll” já se entrega no título – é um verdadeiro hino de fidelidade ao Rock. Passou a ser a música de abertura de todos os shows da banda. Em seguida, veio a prova da busca deles por novas sonoridades (e a confirmação de que eles liam muito O Senhor dos Anéis... hehe) – “The Battle of Evermore”. Mas o petardo do disco ainda estaria por vir: “Stairway to Heaven”. Ela é tão boa que não foram por acaso os vários prêmios que recebeu como melhor música de todos os tempos ou o fato de ser a faixa mais tocada nas rádios da história. Ela também É conhecida como a canção-síntese deles, pois começa calma e folk, e gradativamente vai virando um Rock pesado. Quando a compuseram, Jimmy e Robert já sabiam que aquela seria a canção pela qual eles seriam lembrados pela eternidade (tanto que foi a única letra do disco publicada no encarte), e eles não erraram em suas pretensões.
O lado B de Zoso (esse nome se deve aos símbolos presentes no LP, que formavam a palavra ZOSO) foi praticamente ignorado pelo público depois de um lado A tão perfeito. Mas isso seria um erro imperdoável, e os que ouviram o mesmo sabem disso. “Misty Mountain Hop” é outra canção bem exótica, e apesar de estranhar o ouvinte na primeira vez, é muito boa. “Four Sticks” também é sincera ao nome: Bonham usou quatro baquetas para toca-la! “Going to California” é a mais calma e romântica das oito músicas do álbum, com belos vocais de Plant. A oitava faixa, “When the levee breaks”, é outro grande momento de Led IV, pois a banda mostra o melhor de sua técnica aqui. Jonesy detonou no baixo, Page arrasou na guitarra, Bonzo foi impecável na bateria e Robert cantou muito bem.
Quando se termina de ouvir Led Zeppelin IV, parece que você nunca mais será o mesmo. O disco causa um grande impacto, de tão bom que é. Os quatro membros do conjunto provaram que sabiam fazer um som variado, indo do Hard Rock ao lírico e erudito. O baixista do Led até brincou:
“Ninguém nunca mais nos comparou ao Black Sabbath depois deste álbum”. Ouça se quiser conhecer uma obra-prima do Rock e descobrir o motivo de tanta adoração ao Led Zeppelin.

Ouça Stairway to Heaven: é só clicar aqui para baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 160 kbits por segundo)

A banda: Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocal), John Paul Jones (baixo, teclados) e John Bonham (bateria)

Cotação: 9,5/10

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

hehe dando uma passada aqui...
pow cara vc é muito bom como critico musical! muito bom mesmo parabens, esse blog ta massa!

3/8/05 15:45  

Postar um comentário

<< Home