29 julho 2005

It's been a hard day's night...

Resenhas de discos

A HARD DAY'S NIGHT (THE BEATLES)
Quando lançaram em outubro de 1962 seu primeiro single (“Love me do”), os Beatles jamais imaginariam que, em julho de 1964, apenas 21 meses depois, já seriam a maior banda de Rock do planeta. Pois foi nesse mês que eles lançaram o disco que provou isso. A Hard Day’s Night foi um projeto ambicioso para provar que aqueles quatro cabeludos que, no início de 64, dominaram os EUA, vieram para ficar. Gravaram um filme que misturava ficção com realidade, e mostrava 48 horas do cotidiano dos Beatles, assim como também lançaram um LP contendo as sete músicas da trilha sonora do longa metragem e mais seis faixas inéditas. Não podia dar errado. E não deu. Sucesso absoluto, que provou que o quarteto de Liverpool era realmente uma grande banda, tanto em termos de música quanto em imagem.
O álbum é aberto pela vibrante “A Hard Day’s Night”, uma canção baseada numa frase de Ringo (“É uma noite de um dia árduo”), e reflete o ritmo alucinante de trabalho da banda. “I should have known better” é simpatica, e funciona (muito) bem como baladinha. “If I feel” é uma das mais belas do disco, e antecede a única faixa cantada por Harrison, “I’m happy just to dance with you” (lembrando que TODAS as treze músicas foram compostas pela dupla Lennon e McCartney). A linda “And I love her” prova o talento de Paul para composições de temática romântica. “Tell me why” é despretensiosa. “Can’t buy me love”, single lançado alguns meses antes, foi sucesso mundial com sua melodia e letra contagiantes.
“Any time at all” e “I’ll cry instead” são duas canções que, apesar de boas, não se destacam. “Things we said today” foi lado B do compacto da faixa-título, mas não merecia ser ofuscada – é uma das mais interessantes do disco. “When I get home” e “You can’t do that”, mesmo não tendo sido músicas de trabalho, são bem legais. Fechando A Hard Day’s Night, temos a temática (já trabalhada em outras trilhas do LP) de saudades de casa sendo trabalhada por “I’ll be back”.
As fãs histéricas, a aclamação da crítica e os recordes de vendagem obtidos pelo fab-four não foram à toa. John, Paul, George e Ringo tinham talento, e o fato de serem pop e comerciais não atrapalhou em nada a qualidade do trabalho deles. Após o terceiro disco, provavelmente a fase mais alegre da beatlemania, eles começaram a se cansar das turnês e reclamaram disso em Beatles For Sale e Help!. Mas esses (e outros) álbuns são assuntos para outras resenhas. Por enquanto, curta a criatividade de A Hard Day’s Night.

Ouça A Hard Day's Night: é só clicar aqui e baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 192 kbits por segundo)
Obs.: O Rapidshare só aceita um download a cada 60 minutos. A não ser que você tenha o login e a senha da versão Premium (caso tenha, POR FAVOR, ME PASSE!).

A banda: John Lennon (vocal, guitarra), Paul McCartney (vocal, baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria).


Cotação: 8,5/10