12 agosto 2005

Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza...

Resenhas de discos

AS QUATRO ESTAÇÕES (LEGIÃO URBANA)

A Legião Urbana é apreciada por 10 em cada 10 brasileiros que tem um gosto musical decente. Quem é fã do conjunto não se importa se Renato Russo era pretensioso, se eles não tinham boa técnica para tocar ou qualquer outro defeito que quem não gosta deles (uma minoria, é claro) levante. Com belas letras, melodias memoráveis e vocais magníficos, a banda brasiliense será eternamente lembrada como um dos maiores expoentes do Rock nacional.
E, em 1989, eles lançaram As Quatro Estações, o álbum de maior sucesso de vendas e de crítica. Mas isso não é surpreendente, pois é nele que estão boa parte dos maiores clássicos da banda! A Legião entrou em uma fase mais madura, e as composições de Renato Russo, que já eram incríveis, conseguiram ficar ainda melhores. Nem a saída de Renato Rocha, baixista até 88, afetou o trabalho do trio remanescente.
No álbum, temos as reflexões de “Há Tempos” e “Eu era um lobisomem juvenil”, os versos inesquecíveis da famosa “Pais e Filhos”, o Rock politizado de “1965 – Duas Tribos”, a simpática “Meninos e Meninas” e a revelação de Renato sobre sua sexualidade – que, aliás, também foi abordada em “Maurício”. O amor e a solidão são o tema de “Se fiquei esperando meu amor passar”.
A religião é trabalhada em outros dois hinos, “Quando o sol bater na janela do teu quarto” e sua linda letra, e “Monte Castelo”, que até parafraseia Camões. “Sete cidades” é uma típica canção da Legião, e tem até uma gaita na introdução! “Feedback song for a dying friend” é uma faixa em inglês que, provavelmente, fala sobre Cazuza e o seu sofrimento com a AIDS.
Se eu tivesse que dar quatro discos fundamentais da Legião Urbana, eles seriam: o V (91), o Dois (86), o Legião Urbana (85) e o As Quatro Estações (89). E não duvide que ele faz jus aos elogios. Escute suas onze faixas e comprove!

A banda: Renato Russo (vocal, baixo, violão, teclados), Dado Villa-Lobos (guitarra, baixo) e Marcelo Bonfá (bateria, percussão).

Cotação: 9/10