31 julho 2005

Your bones got a little machine...

Resenhas de discos
SURFER ROSA (PIXIES)



O Pixies é um das mais criativas bandas dos anos 80. Suas letras divertidas, os vocais lesados de Black Francis, o backing vocal sexy e a boa performance no baixo de Kim Deal somados à bateria arrasadora de David Lovering e a guitarra detonante de Joey Santiago fizeram do quarteto oriundo de Boston uma grande influência para o rock.

Eles estrearam com o EP ‘Come On Pilgrim’, mas o primeiro álbum foi ‘Surfer Rosa’, 1988. Até a ruptura devido a diferença dos interesses criativos entre Frank Black e Kim Deal, que ocorreu em 1992, o Pixies era uma banda bastante cultuada no cenário alternativo. Com quatro álbuns lançados estava em franca ascensão: abria parte dos shows americanos para o U2, vendia muito no outro lado do Atlântico (o selo que os revelou ao mundo foi o britânico 4AD), recebia elogios de artistas como David Bowie e Billy Corgan e posava de modelo para Kurt Cobain – que declarou ter composto “Smells Like Teen Spirit” procurando o “pop perfeito” do grupo formado na cidade de Boston.

Mesmo depois da separação a banda continuou sendo conhecida e idolatrada.  Kim Deal foi a única que conseguiu alguma projeção em carreira solo - à frente do Breeders, grupo que fez enorme sucesso em 1993 com o álbum Last Splash e o hit “Cannonball”.

O retorno do grupo em 2004, doze anos após a separação, fez a alegria dos fãs. Os duendes fizeram até show no Brasil deixando o Curitiba Rock Festival lotado. Sempre atuais e mais jovens do que nunca eles arrebatam novos admiradores a cada dia. Se você ainda não conhece ouça Surfer Rosa.
O disco é maravilhoso em todos os aspectos - da bela capa ao repertório, que ainda soa atual, mesmo 17 anos depois.  A pancada sonora surpreende e vicia o ouvinte, que dificilmente consegue esquecer as músicas o que, aliás, é um fato comum a toda a discografia do Pixies.
 A primeira canção, ‘Bone Machine’, figura entre o que considero as melhores músicas de todos os tempos e é a mais viciante das treze. Várias outras faixas se destacam, como ‘Oh My Golly’ e ‘Broken Face’, com seus versos malucos e a histeria nos vocais. ‘River Euphrates’ é uma das mais simpáticas (destaque para o backing vocal de Kim); ‘Brick Is Red’ possui uma melodia inesquecível. ‘Where Is My Mind?’ é a mais famosa (foi incluída na trilha sonora do filme Clube da Luta). ‘Gigantic’, única composição de Kim Deal, é a mais pop do disco. A canção ‘Vamos’ se destaca pela gritaria de Francis e os solos de Joey.
Os Pixies voltariam a repetir a dose com sua outra obra-prima ‘Doolittle’ e os ótimos ‘Bossanova’ e ‘Trompe Le Monde’. Mas, provavelmente, a sua melhor gravação foi o ‘Surfer Rosa’. Ouça-o no volume máximo, da primeira à última faixa. Aliás, a edição gringa do disco contém como bônus as oito faixas do EP ‘Come On Pilgrim’ - imperdível. Você finalmente vai entender o porquê de tanta idolatria a esse quarteto que tanto contribuiu para o Indie Rock. Que o digam Placebo, Nirvana, Radiohead, Strokes e Pearl Jam todos influenciados por eles.

- Ouça Bone Machine: é só clicar aqui para baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 160 kbits por segundo)
- Ouça Where Is My Mind: é só clicar aqui para baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 192 kbits por segundo)

A banda: Black Francis (vocal, guitarra), Kim Deal (baixo, vocal), David Lovering (bateria) e Joey Santiago (guitarra).

(5/6/12: Versão atualizada dessa matéria, contendo as modificações feitas para a publicação na edição de Outubro/2005 do Correio Classe)



Cotação: 9,5/10