13 agosto 2005

Got me a movie, I want you to know...

Resenhas de discos

DOOLITTLE (PIXIES)

Se Surfer Rosa (1988) já era sensacional com sua loucura e gritaria, Doolittle, lançado em 1989, mantém a alta qualidade do Pixies. A banda já era conhecida desde o ano anterior devido aos elogios das revistas especializadas em música e da popularidade que possuía no underground americano. Agora, conquistava um lugar fixo entre as melhores bandas da década, ao fazer um disco que influenciou tudo que soasse alternativo dali pra frente.
Várias faixas se destacam. Vou citar as dez mais: "Debaser", a melhor de todas, tem bom humor e melodia contagiante; "Tame" segue o estilo do Rock alternativo, com experimentalismos e fúria; "Wave Of Mutilation" fala sobre violência em seus 2 minutos e pouco; "I Bleed", com seu sarcasmo; "Here Comes Your Man" é o único grande hit do Pixies, devido ao refrão e ritmo grudentos; "Dead" é um autêntico Rock pauleira; "Monkey Gone To Heaven" tem uma letra sombria e arranjo impecável; "La La Love You" é cantada pelo baterista da banda, e é uma das mais divertidas; "There Goes My Gun" tem como ponto mais forte os belos backing vocals de Kim Deal; "Hey" é mais sisuda, e é um dos melhores momentos do CD; e "Gouge Away" é outra canção mais, digamos, pessimista.
Sério, triste e engraçado. Só mesmo o quarteto de Boston para reunir essas três características no mesmo álbum. Com esse disco, o Pixies amadureceu em vários aspectos, e cometeu sua segunda obra-prima. Talvez seja impossível dizer quem é realmente melhor: Surfer Rosa ou Doolittle (eu, pessoalmente, prefiro o primeiro... hehe). Não é à toa que eles influenciaram o Nirvana e roubaram a cena do U2 em uma turnê...


Se você quiser baixar a música Debaser pelo Rapidshare, é só clicar aqui.
Clique aqui para baixar um arquivo com todas as letras das faixas do disco Doolittle.

A banda:
Black Francis (vocal, guitarra), Kim Deal (baixo, vocal), David Lotering (bateria) e Joey Santiago (guitarra).

Cotação: 9/10