Your bones got a little machine...
O disco é maravilhoso em todos os aspectos - da bela capa ao repertório, que ainda soa atual, mesmo 17 anos depois. A pancada sonora surpreende e vicia o ouvinte, que dificilmente consegue esquecer as músicas o que, aliás, é um fato comum a toda a discografia do Pixies.
A primeira canção, ‘Bone Machine’, figura entre o que considero as melhores músicas de todos os tempos e é a mais viciante das treze. Várias outras faixas se destacam, como ‘Oh My Golly’ e ‘Broken Face’, com seus versos malucos e a histeria nos vocais. ‘River Euphrates’ é uma das mais simpáticas (destaque para o backing vocal de Kim); ‘Brick Is Red’ possui uma melodia inesquecível. ‘Where Is My Mind?’ é a mais famosa (foi incluída na trilha sonora do filme Clube da Luta). ‘Gigantic’, única composição de Kim Deal, é a mais pop do disco. A canção ‘Vamos’ se destaca pela gritaria de Francis e os solos de Joey.
Os Pixies voltariam a repetir a dose com sua outra obra-prima ‘Doolittle’ e os ótimos ‘Bossanova’ e ‘Trompe Le Monde’. Mas, provavelmente, a sua melhor gravação foi o ‘Surfer Rosa’. Ouça-o no volume máximo, da primeira à última faixa. Aliás, a edição gringa do disco contém como bônus as oito faixas do EP ‘Come On Pilgrim’ - imperdível. Você finalmente vai entender o porquê de tanta idolatria a esse quarteto que tanto contribuiu para o Indie Rock. Que o digam Placebo, Nirvana, Radiohead, Strokes e Pearl Jam todos influenciados por eles.
- Ouça Bone Machine: é só clicar aqui para baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 160 kbits por segundo)
- Ouça Where Is My Mind: é só clicar aqui para baixá-la pelo Rapidshare! (Qualidade: 192 kbits por segundo)
A banda: Black Francis (vocal, guitarra), Kim Deal (baixo, vocal), David Lovering (bateria) e Joey Santiago (guitarra).
(5/6/12: Versão atualizada dessa matéria, contendo as modificações feitas para a publicação na edição de Outubro/2005 do Correio Classe)
Cotação: 9,5/10